quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O outro lado

Há poucos dias Mauro Cezar Pereira da ESPN fez um comentário sobre os times que estão na zona do rebaixamento em especial do Grêmio Prudente. Veja aqui a analise.

Que o time é fraco tecnicamente e que não possui uma história gloriosa no futebol, ninguém discute. Mudou suas dependências esportivas devido a desentendimentos com a prefeitura. O que é natural, já que os grandes clubes do Brasil como São Paulo, Fluminense, Flamengo, entre outros sempre tiveram problemas com os órgãos públicos e até com a responsável pelo futebol brasileiro, a toda poderosa CBF.

O time conseguiu acesso a série A do brasileiro em 2008, e creio ser um fato relevante. Tendo em vista que o clube joga profissionalmente há apenas nove anos e não se chega à elite do futebol por acaso. O clube se encontra nessa situação porque é mais uma vítima da falta de planejamento da diretoria.

Que as chances do Grêmio Prudente ser rebaixado são altas é evidente, basta olhar o futebol apresentado pela equipe e os pontos na tabela.

A questão é que o jornalista pede que venha para série A times que tenham torcida, história ou que tenha alguma coisa haver com futebol. Pede um Bahia, um Figueirense, um Náutico, uma Ponte Preta, mas todos esses clubes sequer conseguem chegar a série A e qunado chegam não conseguem se manter nela.

O Bahia não se apresenta entre os vinte melhores clubes do Brasil a mais de doze anos.A Ponte Preta muito mais.

Que subam esses times, mas se farão um papel diferente do Grêmio Prudente, isso já é outra história.

4 comentários:

  1. Me desculpe Mauro Cezar Pereira mas o que leva um time a ajogar a serie A é sua competencia e não sua tradição, o que adianta tanta tradição e passar o resto de sua historia jogando a serie C.
    Acho que o Prudente tem que ser respeitado e invejado por "equipes de tradição" por ser tão novo e ja na serie A.

    PARABENS PRUDENTE!!!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eu sou a favor de subir quem merecer, não interessa se tem torcida ou não... o time tem que jogar pra valer, como temos o exemplo do Avaí, que subiu e sustentou e ainda da trabalho para os grandes. Sou a favor de times grandes na série A, o futebol fica mais bonito... mas quem fizer por merecer, claro deve ter lugar em cima sim!

    ResponderExcluir
  3. O time realmente tem que merecer, e não ter tradição, de que vale a tradição se o time não esta jogando bem? Muitos times de "tradição" já passaram várias rodadas na zona de rebaixamento. Agora, o tão novo Prudente tem que ser parabenizado pelo feito, com tão pouco tempo de vida, e já conseguiu chegar a elite do futebol brasileiro. Mas o difícil não é chegar, e sim se manter!

    ResponderExcluir
  4. Acontece que o futebol é um esporte muito tradicional e é isso que o torna popular. Se fosse no vôlei ou basquete, que são empresas que tomam conta da equipe, seria muito mais dificil concordar com o Mauro Cézar. Mas como o asunto é futebol, acho que ele tem razão em querer times de tradição na primeira divisão. É claro que para isso acontecer o clube ditos "grandes" tem que merecer. O único objetivo do Grêmio Prudente (até esse ano, vai saber como vai se chamar o ano que vem) é lucrar com o esporte e nada mais, e para mim isso tem mais a ver com Fórmula 1 e não com futebol. Acho que até para os donos do clube seria mais interessante ficar na segundona mesmo... assim eles gastariam menos e lucrariam mais.

    ResponderExcluir