sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mundialito?

O atual lateral esquerdo do Coritnhians, Roberto Carlos, Pentacampeão Mundial com a seleção brasileira e ídolo por vários times ao redor do mundo, participou do programa Bola da Vez da ESPN Brasil. Ele deu uma declaração que, apesar de verdadeira, trás a tona um sentimento que no Brasil é o motivo do esporte ser apaixonante.

Na entrevista o lateral disse que no Mundial de Clubes da FIFA, realizado em 2000, os jogadores vieram com o pensamento de passeio, que quando chegou no Rio de Janeiro, viu os jogadores do Manchester United na piscina, bebendo cerveja, os jogadores do Madri acordavam tarde, entre outras coisas que, não é de costume um profissional fazer em um torneio de grande importância.

Torcedores rivais do Corinthians sempre disseram que aquele torneio era uma espécie de "torneio de verão" ou "torneio de pré temporada". Esse foi o pensamento não apenas dos rivais mas, segundo as declarações de Roberto Carlos, foi o pensamento dos jogadores europeus que vieram para o Brasil.

Os outros participantes do torneio não pensaram assim e deram o melhor de si para vencer a competição, tanto é que com dois gigantes do futebol europeu e mundial, o torneio foi decidido por dois clubes brasileiros. Vasco e Corinthians fizeram uma final digna de mundial no Maracanã. Com jogadores de alto escalão não apenas no Brasil como no mundo. Romário, Edmundo, Rincon, entre outros, participaram dando o melhor de si ao contrário das "estrelas" que vieram em busca de diversão, Anelka, Raul, York, Eto'o, entre vários outros.

Naquele mesmo ano o Boca Juniors foi o campeão do Mundial Interclubes que era disputado no Japão entre o vencedor da Copa Libertadores da América e o Campeão da Liga dos Campeões da Europa, atual UEFA Champions League. Este torneio não era organizado pela FIFA e a entidade maior do futebol não contabiliza os títulos desses torneios não realizados por ela. Com isso o Corinthians se declara o "primeiro campeão mundial de clubes", mas será mesmo?

O Torneio Intercontinental que sempre foi tradicional desde o tempo de Pelé com partidas memoráveis não deve ser levado em conta? E este primeiro Mundial, que serviu até como experiência por que a FIFA veio implementá-lo de vez apenas em 2005 após se unir com o Torneio Intercontinental, para ai sim, ser o Mundial de Clubes da FIFA definitivo, deve ser considerado apenas um "mundialito"? E Hoje em dia os Europeus vão para o Mundial apenas para dar um passeio?

Estas questões movimentam o sentimento do torcedor, corinthiano ou não. E fica a pergunta pra você, foi apenas um mundialito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário