sexta-feira, 22 de outubro de 2010

70 ANOS DE PELÉ

Como este é um blog que trata de esportes e principalmente de futebol, não se pode deixar passar em branco um acontecimento de grande relevância dessa semana, que é o aniversário de 70 anos do esportista do século, Pelé. Então escrevo agora um texto totalmente racionário e emotivo ao mesmo tempo, com o pouco que eu ouvi dizer desse, que simplesmente é um Mito.


Privilegiados são aqueles que viram Pelé jogar!
Infelizmente Deus não tornou isso possível para todo mundo. Mas felizmente, existem vídeos que mostram pelo menos um pouco da sua genialidade e do quanto ele era espetacular. É claro que não é a mesma coisa, mas já é um alento pra quem gosta de futebol na sua essência.
O homem que parou uma guerra e que já expulsou um juiz, são histórias que simplesmente explicam e exemplificam a grandeza e a relevância desse jogador para a história do futebol e até mesmo da cultura mundial. Falo isso porque Pelé ultrapassou a barreira do esporte e chegou a um patamar que sua presença em campo, significava bem mais que uma simples partida de futebol.
O homem que marcou mais de 1.200 gols e que aguçou perguntas tolas, mas corriqueiras, como: "quem é melhor: Pelé ou Maradona?". Como se tivesse dúvida. O atleta do século, que ao fazer o milésimo gol, lembrou das criancinhas e que depois o Brasil esquecera até hoje.
O homem que inspirou artistas e poetas do Brasil, como Armando Nogueira e Nélson Rodrigues. E que foi campeão do mundo aos 17 anos.

Enfim, Pelé fez com que os brasileiros gostassem de futebol de um jeito diferente. Fez com que outros jogadores tentassem igualar seus feitos (o que, com toda certeza, é impossível). Pois como disse Carlos Drummond de Andrade certa vez:
"Dificil não é fazer mil gols como Pelé, difícil é fazer um gol como Pelé."

Nenhum comentário:

Postar um comentário